terça-feira, 5 de outubro de 2010

Chegou a adolescência!


(english version above)

Vivi durante alguns anos com um criador de Cão da Serra da Estrela, uma raça de cães de protecção de rebanhos, seleccionada ao longo dos tempos para actuar de forma independente das pessoas. Os cães deste criador em particular estavam ainda bastante próximos dos cães de trabalho. Na altura, costumava ter uma piada para os “clientes” que nos vinham gabar que o seu cachorro de 4/5 meses era muito obediente, sabia sentar-se e deitar-se à ordem, etc. Costumava dizer-lhes “se o cão ainda fizer isso aos 2 anos, então aí sim, ficarei satisfeita consigo”! ;)
A “triste” realidade é que se um cachorro é bastante dependente das pessoas, e tudo tentará fazer para as agradar, ao longo do crescimento, mais cedo ou mais tarde (consoante o tipo racial) o cão irá chegar à adolescência… Um período em que, tal como ocorre nos adolescentes humanos, o mundo parece ficar virado de pernas para o ar, o cão parece esquecer-se de tudo o que aprendeu e basicamente poderá vir a ser um “rebelde”. A boa notícia é que nem todos os cães passam por esta fase de uma forma muito pronunciada e… mais cedo ou mais tarde acabam por sair dela! :)
No link abaixo indicado está um excelente artigo descrevendo o que se passa na adolescência canina, que vale a pena ler e recordar. (Texto em inglês)



Sem comentários:

Enviar um comentário